Tudo bom com vocês? Trago mais um livro dessa vez, mas a história desse livro já é bem conhecida. Foi um livro que encantou totalmente e que me fez esperar ansiosa por sua leitura.
N° de páginas: 204
Editora: Universo Dos Livros
Ano de publicação: 2017
Gênero: Fantasia
"Sentimentos são fáceis de mudar mesmo entre quem não vê que alguém pode ser seu par...
Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre.
Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo. No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele - e sobre a sua própria - do que ela jamais poderia ter imaginado."
Não é surpresa a minha empolgação com algo relacionado "A Bela e a Fera", aqueles que já leram algum post meu sabe que eu tenho um amor muito grande por essa história. Faz muito tempo que eu queria ler esse livro, na verdade é desde que saiu o filme Live-Action, mas eu só achei ele uma ver na loja e nunca mais vi. Até que enfim em uma viagem que eu fiz com minha escola eu encontrei ele.
Quando comprei o livro já estava convencida de que ele seria bem parecido com o filme Live-Action, mas para minha alegria e surpresa o livro foi além das minhas expectativas. A autora trouxe de maneira esplendida a historia de uma das minhas princesas favoritas da Disney, sendo narrado em terceira pessoa o livro nos trás uma perspectiva nova sobre essa história já tão conhecida.
Gostei muito desse ponto, com essa estrutura de narrativa temos a chance de ter uma intimidade muito maior com os personagens conhecendo seus sentimentos e pensamentos sobre os fatos que ocorrem durante a história, isso faz com que reparemos em detalhes que não foram vistos nos filmes. Nos faz entender o que cada um deles se sentiu durante esse período de suas vidas.
"Apenas uma vez... Eu gostaria de conhecer alguém que quisesse ouvir a história de Romeu e Julieta. Ou qualquer história, na verdade." - Bela página 21.
Obviamente as cenas musicais foram substituídas a autora acrescentou cenas descrevendo os dias de Bela no castelo - seria equivalente a cena em que a Bela canta "Alguma Coisa Acontece" - não foram longas paginas sobre isso, mas sim duas ou três paginas. Achei essa mudança maravilhosa pois era exatamente isso que eu queria ver em "A Fera em mim" como a relação entre a Bela e a Fera foi mudando como eles se aproximaram e viraram amigos até o momento em que a amizade virou amor.
Houve somente duas cenas musicais que permaneceram, "À vontade", onde a autora traz uma narrativa divertida da cena em que Lumière apresenta o animado jantar que prepararam para Bela. E claro a clássica cena da dança, aqui Elizabeth Rudnick trás com muitos detalhes a preparação tanto da Fera quanto da Bela para seu baile, ela acende nossa imaginação com descrições detalhadas e encantadoras.
"Eles se moveram em séries de passos e giros delicados, em sintonia um com o outro. Era como se já dançassem juntos por anos, e não minutos, e mais uma vez Bela se impressionou com o quanto se sentia confortável na companhia da Fera. Quando maestro Candenza atingiu o clímax da música, a Fera ergueu Bela para que pairasse ao seu lado e a arrastou para um mergulho emocionante no ar. Quando a música acabou e o salão caiu em silêncio, Bela sentiu um estranho ímpeto de tristeza por ter chegado ao fim." - Página 156
Eu amei esse livro por mais que eu já conheça essa história de traz para frente e de frente para traz. A autora misturou cenas da animação e do Live-action trazendo tudo de bom da história com uma narrativa maravilhosa cheia de informações que nos deixam maravilhados e no meu caso ainda mais apaixonada por essa obra. Seja livro, filme ou desenho, A Bela e a Fera é com toda certeza uma das minhas histórias favoritas. Sayonara!
"Um conto que começou com "era um vez" terminaria, Bela tinha certeza disso, com "felizes para sempre".