20 de mar. de 2014

Surgimento Do Mangá

Todos nós adoramos os mangás mas vcs sabem quando existiu o primeiro mangá ?Qual foi esse primeiro mangá ? Bom eu vou tentar responder a todas as sua duvidas sobre esse assunto.

MANGÁ

Primeiro vamos saber qual o significado dessa palavra. mangá  (em japonês漫画. manga, significa literalmente "história(s) em quadrinhos") é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

HISTÓRIA

Gente a história do mangá é muito grande então vou tentar resumir o máximo possível ok.A partir do século XII surgem os primeiros emakimonos ( emakimono: rolos de pinturas japonesas usados antes de surgir o mangá atual) em estilo japonês mas para  frente os emakimonos são substituídos pelos livros , as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVIÉ, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricatura spublicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis" — que pode ser escrita, em japonês, das seguintes formas: Kanji (漫画?)Hiragana (まんが?)Katakana (マンガ?) e Romaji (Manga).
Os mangás não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos e Europa. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchie (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica, origem do nome, Punch Magazine (Revista Punch), os jornais traziam humor e sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.
É então que um artista influenciado por Walt Disney e Max Fleischer revoluciona esta forma de expressão e dá vida ao mangá moderno: Osamu Tezuka. As características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos (sobretudo Betty Boop), boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens tornaram sua produção possível. As histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.Em 1947, Tezuka criou publicou no formato akahon, um mangá escrito por Sakai Shichima, Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro), um título de grande de sucesso que chegou a vender 400 mil exemplares. 2
Osamu Tezuka produz através de seu próprio estúdio, o Mushi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa em 1963, a partir de uma de suas obras: Tetsuwan Atom (Astro Boy). Finalmente a passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o aspecto comercial do mangá ganhou amplitude, mas Tezuka não se contentou com isso. Sua criatividade o levou a explorar diferentes gêneros — na sua maioria, os mangás tinham como público-alvo as crianças e jovens —, assim como a inventar outros, participando no aparecimento de mangás para adultos nos anos sessenta com os quais ele pôde abordar assuntos mais sérios e criar roteiros mais complexos. Ele também foi mentor de um número importante de mangakas como Fujiko & Fujio (dupla criadora de Doraemon), Akatsuka FujioAkira "Leiji" MatsumotoTatsuo Yoshida (criador de Speed Racer) e Shotaro Ishinomori.
Assim, os mangás cresceram simultaneamente com seus leitores e diversificaram-se segundo o gosto de um público cada vez mais importante, tornando-se aceitos culturalmente.Tentei simplificar o maximo viu pessoal mas continuando essa é a história de como surgiu o nosso querido livro em preto e branco que lemos hoje em dia.
MANGÁS NO BRASIL
A popularidade do estilo japonês de desenhar é marcante, também pela grande quantidade de japoneses e descendentes residentes no país. Já na década de 1960, alguns autores descendentes de japoneses, como Minami Keizi e Claudio Seto, começaram a utilizar influências gráficas, narrativas ou temáticas de mangá em seus trabalhos na editora EDREL (Editora de Revistas e Livros) fundada por Keizi.Em Meados da década de 1970, foram publicadas as primeiras histórias em quadrinhos baseadas em uma produção japonesa, era Speed Racer (Mach Go Go no original), cuja série de anime foi exibida no programa do Capitão Aza, foram publicadas pela Editora Abril, as histórias eram oriundas da revista Meteoro da Editorial Abril da Argentina , editora fundada por Cesar Civita, irmão de Victor Civita, criador da Editora Abril brasileira, a revista brasileira também publicaria histórias produzidas por artistas locais.E assim ao longo dos anos e também atualmente mais brasileiros e densem dentes de japoneses que vivem no Brasil fazem sucesso com os mangás ou revistas em estilo japonês.O lançamento mais atual é o de Mauricio de Sousa com a : Turma da Mônica Jovem  que é um grande sucesso entre a turma jovem pois é em estilo mangá  ( eu mesma tenho um monte dessas revistinhas).

OS MANGÁS MAIS VENDIDOS ATÉ HOJE
Esses são os mangás mais vendidos dos últimos De acordo com a shonen jump.

1.LUGAR : ONE PIECE
2.LUGAR : DRAGON BALL
3.LUGAR : KOCHIKAME 
(gente esse aqui eu nem conheço)

4.LUGAR: NARUTO
5.LUGAR : SLUM DUNK
6.LUGAR : BLEACH
7.LUGAR : Jojo no kimyou na bouken
8.LUGAR : HUNTER X HUNTER
9.LUGAR : RUROUNI KENSHIN
10.LUGAR : YU YU HAKUSHO

Então gente espero que isso ajude a responder algumas das perguntas sobre o inicio dos mangás,gente a históra do mangá até que é interessante mas muito grande então eu encurtei o máximo que pude espero que gostem.SAYONARA MINNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Tudo Sobre Animes - 2014. Todos os direitos reservados || Créditos a: Bunny do blog Animes Espectaculares .